sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A minha reflexão sobre os incêndios.

A minha reflexão sobre os incêndios.
Muito se tem dito e escrito sobre o que se passou neste fatídico ano, muitas das coisas acertadas e outras completamente descabidas, é a vida.
Grande parte dos comentários são ditos por quem não conhece e nem faz a mínima ideia de como é o interior do País – quando eu digo a amigos que para se fazer 25/30Km no meu Concelho um carro dos Bombeiros pode demorar mais de uma hora ficam incrédulos – mas não é isso que me preocupa o que me preocupa é que de 10 em 10 anos este martírio volta a se repetir, foi assim nos anos 70, 80 do século passado e já neste século houve dois grandes incêndios e o que é que se constata? É que cada vez são mais violentos, cada vez arde maior área, com mais intensidade, mais rápido e provoca maior destruição.
Os culpados para que “isto” aconteça repetidamente são vários, há uns de intervenção humana e de outros de causas naturais, tentar agora um ajuste de contas com este ou com aquele é fácil, o que lá está é por princípio o maior culpado, não vou por aí se não então tinha que começar no Salazar que era quem nos governavam quando nasci, sim é culpado ele e todos os outros que vieram a seguir porque não proporcionaram às pessoas que nasceram nesta zona do País tão bela, tão fantástica que por aqui ficassem, obrigando-nos a partir para outras zonas, muitos emigraram para o estrangeiro como foi grande parta da geração anterior à minha – quase todos os meus familiares saíram do país ou foram para o Porto ou Lisboa – e continuou com a minha geração e seguinte de forma a terem uma vida condigna, enquanto os responsáveis políticos locais e nacionais não conseguirem inverter esta sangria não vale a pena pensar em soluções, sem pessoas não há serviços, sem pessoas vai continua a arder, resolvam o problema da desertificação do interior e resolvem os problemas dos incêndios.
Este ano no meu amado Ceiroquinho 8 Bravas Pessoas – todas acima dos 60 anos – conseguiram controlar a catástrofe! Daqui a uns anos vai se repetir quem vai lá estar para O defender?



Sem comentários:

Enviar um comentário